Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011

Recursos Energéticos

 

A energia está cada vez mais presente nas nossas vidas. Muitas vezes só nos apercebemos disso quando ela falta. Os recursos energéticos podem ser renováveis e não renováveis. Estes originam ou acumulam energia.

 

 

 

Os Recursos Energéticos utilizados pelo Homem são:

 


Petróleo

 

O petróleo é um combustível fóssil de grande importância no nosso dia a dia. Existem muitos produtos que derivam do petróleo, como por exemplo, os fertilizantes para as quintas, as roupas, a pasta de dentes, as garrafas e canetas de plástico. Quase todos os plásticos têm origem no petróleo.

Nas refinarias o petróleo bruto é separado em vários produtos pelo aquecimento deste espesso combustível. Estes produtos são: a gasolina, o gasóleo, o combustível dos aviões, os óleos, etc. O petróleo é armazenado em grandes tanques antes de ser distribuído pelo mundo.

Pelas suas reservas concentradas em poucos países, o petróleo é motivo de disputas económicas e conflitos armados. Além disso, é uma das maiores fontes de poluição do ar. O Oriente Médio continua a ser o principal protagonista na indústria do petróleo.

A região ofusca o resto do mundo em termos de reservas, garantindo sua proeminência no cenário político global. Só a Arábia Saudita possui 25% das reservas comprovadas no mundo.     O Mar do Norte e o Canadá ainda possuem reservas significativas, mas de extracção cara.

 

 

 

 

Carvão


O carvão é um combustível fóssil sólido, constituído por restos de plantas que cresceram em pântanos enormes e quentes, durante o período carbónico. Ao morrerem, as plantas caíram para os pântanos e foram enterradas, bem fundo, na lama, formando uma camada compacta de vegetação em decomposição, chamada turfa. Durante milhões de anos, o peso da lama sobrejacente comprimiu a turfa até solidificar. Por fim, o calor e a pressão transformaram-na em carvão. Existem diferentes tipos de carvão, alguns de melhor qualidade como fonte de energia (os que têm maior percentagem de carbono) e outros de poder calorífero inferior. A turfa é o que possui menor teor de carbono; a seguir vem a lignite, depois a hulha, que é o tipo mais abundante e mais consumido no mundo (por volta de 80% do total), e por fim a antracite, o mais puro (95% de carbono) mas também o mais raro, representando apenas cerca de 5% do consumo mundial.

O carvão mineral foi importantíssimo do século XVIII ao final do XIX, época da Primeira Revolução Industrial. Com o desenvolvimento da indústria automobilística – que usa derivados do petróleo como combustíveis e também na fabricação dos pneus e plásticos diversos -, pouco a pouco o carvão foi cedendo lugar ao petróleo como grande fonte de energia mundial. Assim, no final do século XIX, em 1880, 97% da energia consumida no mundo provinha do carvão, mas noventa anos depois, em 1970, somente 12% desse total provinha desse recurso natural; depois da chamada “crise do petróleo”, ocorrida em 1973, a elevação dos preços de petróleo fizeram com que o carvão fosse novamente valorizado, pelo menos em parte, e ele voltou a subir, representando cerca de 25% da energia total consumida no globo nos anos 80 e 90.

Os maiores produtores mundiais actuais desse recurso mineral são a China, os Estados Unidos, a Rússia, o Cazaquistão, a Índia, a Polónia, a Alemanha, a África do Sul e a Austrália. O carvão é o mais abundante combustível fóssil do mundo.

 


Gás Natural


O gás natural é um gás mais leve que o ar, sendo menos poluente do que o carvão ou o petróleo. Este gás é altamente inflamável e encontra-se em reservatórios subterrâneos perto do petróleo. Desta forma é bombeado e transportado de forma semelhante á do petróleo. O gás natural não tem odor nem pode ser visto, por isso, antes de ser canalizado por tubos até aos tanques de armazenamento, mistura-se um químico que lhe confere um forte odor parecido com ovos podres. Assim, é facilmente identificada uma fuga de gás. O gás armazenado nos tanques é distribuído através de tubos até ás casas, fábricas e centrais eléctricas servindo de combustível para produzir electricidade.

 

 

Porém, estes recursos podem ser renováveis, ou não renováveis.

Ou seja, os recursos energéticos renováveis não se gastam e os não renováveis podem esgotar.

 

 

Bibliografia:

 

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/recursosenergeticos.htm

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/recursosenergeticos.htm

http://www.slideshare.net/cotochanaabilio/recursos-energticos-renovveis

 

 

 

Trabalho elaborado por:

 

Ana Luísa Geraldo Fernandes 8ºA Nº2

 

Miguel Catela Pequeno Couceiro Feio 8ºA Nº19

 

publicado por World Delicious às 09:40
link do post | comentar | favorito
 O que é?

.pesquisar

.Janeiro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Festa de Natal de 2010 - ...

. Urânio

. Fibras têxteis

. O carvão

. ENTREVISTA A ALUNA : ESTE...

. ATLETISMO - Megas do Desp...

. Desporto escolar

. Iniciadas femininas campe...

. Radioatividade

. PREÇOS DO BAR

.arquivos

. Janeiro 2014

. Junho 2013

. Maio 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Novembro 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Junho 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Novembro 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

.tags

. a evolução do automóvel(1)

. a história do automóvel(1)

. a nossa biblioteca(1)

. atletismo(3)

. bar da escola(1)

. bispo(1)

. carnaval(2)

. carvão(1)

. clube de xadrez(1)

. concurso(1)

. corta-mato(4)

. d. elisabete(1)

. dependências(1)

. desporto escolar(1)

. entrevista(2)

. etl(3)

. festa de natal(1)

. festa de solidariedade(1)

. fibras têxteis(1)

. futsal(2)

. gás natural(1)

. grupo de dança(1)

. isaura (:(1)

. lepra(1)

. pedro e inês(1)

. pobreza(1)

. problema(1)

. problema do mês(1)

. quadras(1)

. radioatividade(1)

. são martinho(1)

. são valentim(1)

. teatro(1)

. vila do conde(1)

. todas as tags

.links

.participar

. participe neste blog

.Carnaval 2010 e 2011

.Festa de Natal

.Escritor Parafita visita a EBI Pedras Salgadas

.Por uma causa - Mauro

.Corta-Mato 2009

blogs SAPO
RSS